1. Home
  2. Conselhos práticos
  3. “Aprender mais”: Como aumentar os seus conhecimentos?

“Aprender mais”: Como aumentar os seus conhecimentos?

Num mundo onde o conhecimento é poder, cultivá-lo e aproveitá-lo pode melhorar a sua vida de muitas maneiras.
Quer se trate da sua vida pessoal quotidiana, das suas relações, do seu bem-estar financeiro, da sua saúde, do seu desenvolvimento pessoal ou da sua situação de trabalho, pode melhorar a qualidade de todas estas coisas, adquirindo conhecimentos e pondo-os em prática.
Mas dada a variedade de recursos disponíveis nesta era de desinformação, como é que se pode construir eficazmente sobre a riqueza dos seus conhecimentos?
Aqui estão 15 formas simples, fáceis e práticas deaumentar os seus conhecimentos:

Seja sempre curioso

Uma mente curiosa está cheia de perguntas, pensamentos e ideias. Não é, portanto, surpreendente que procure o conhecimento e abra caminho para a aprendizagem ao longo da vida.
Comece por fazer perguntas sobre “o quê”, “quem”, “onde”, “porquê” e “como” das coisas, e em breve se encontrará a saber mais do que a maioria. A fim de adquirir conhecimentos aprofundados sobre vários assuntos, é necessário construir uma base sólida sobre a qual se possa continuar a construir. Portanto, fazer questão de compreender primeiro o básico e depois seguir em frente.

Ler livros!

Os livros estão cheios de conhecimento sobre o passado, o presente e mesmo o futuro. Portanto, se tiver de começar por algum lado, opte pela leitura de livros – não pode simplesmente errar com eles.
Quer se trate de obter livros grátis online ou de pedir livros de capa dura emprestados à biblioteca, é possível obter livros de muitas fontes. Leia também sobre uma vasta gama de assuntos, mesmo aqueles sobre os quais não sabe nada. E não se esqueça deexplorar os diferentes géneros de livros, dos clássicos aos romances, dos livros de auto-ajuda às autobiografias.
Afinal, os livros são uma óptima maneira de aprender sobre diferentes assuntos, decompondo-os e fornecendo informação chave.
Se um livro não funciona, não há mal nenhum em tentar outro!

Ler diariamente artigos e blogs

Os artigos e blogues são a melhor alternativa aos livros. Basta visitar websites populares e credíveis para alargar os seus conhecimentos sobre os temas da sua escolha. Encontrará literalmente artigos e blogues sobre todos os assuntos.
Seja como assegurar a sua saúde e bem-estar holísticos, dicas e truques para o crescimento do seu negócio ou as últimas tendências e desenvolvimentos no mundo, pode obter todo o conhecimento de que necessita simplesmente lendo artigos e blogs.
P.S. Pode melhorar a sua velocidade de leitura de artigos e blogs para os ler mais rapidamente. Isto significa que pode ler mais e ganhar mais conhecimentos. Não é precisamente isso que pretende?

Adoptar a abordagem de investigação

Quando lê, fica exposto a uma riqueza de informação e a muitas ideias novas. É aqui que a mente inquisitiva entra novamente em jogo.
Tem agora mais perguntas na manga e uma motivação intrínseca para cavar mais fundo. É aqui que as suas capacidades de investigação devem ser desenvolvidas.
Agora precisa de explorar outras fontes, investigar o que aprendeu, estabelecer contacto com líderes do conhecimento e continuar a ler, ler e ler. Lembre-se que quando a leitura é combinada com a investigação, está no bom caminho paraadquirir novos conhecimentos.

Ouvir podcasts

Não, nem toda a informação está contida nos livros. Pode adquirir conhecimentos valiosos apenas ouvindo pessoas conhecedoras a falar.

Os podcasts, por exemplo, são uma forma ideal de acumular conhecimentos, mesmo em movimento, de uma forma conveniente e apropriada. Além disso, a escolha é tão vasta que se pode literalmente encontrar conteúdos educativos sobre qualquer assunto que se queira, de especialistas.

Ah, e para vossa informação, os podcasts também fornecem conhecimentos simplificados e fáceis de compreender. Nenhum detalhe técnico ou gobbledygook que não compreenderia.

Fazer cursos ou formações regulares

Para alargar os seus horizontes e desenvolver as suas competências, precisa de investir na aprendizagem do que é relevante, útil e com grande procura. Uma forma segura de o fazer é inscrever-se num curso ou num curso de formação, seja online ou offline.

Isto dar-lhe-á uma amostra de algo novo e interessante, ao mesmo tempo que amplia a sua base de conhecimentos e o seu conjunto de competências.

Por isso tente fazer um novo curso ou formação todos os meses. Aumentará certamente os seus conhecimentos de formas que nem pode sequer imaginar.

Acrescente variedade à sua lista de relógios

Sim, por vezes é difícil resistir a ver episódios na Netflix, mas porque não acrescentar um pouco de variedade?
Pode ganhar mais conhecimentos simplesmente deitado no sofá após um longo dia a ver conteúdos educativos. Sim, é isso mesmo!
Vários filmes documentários, vídeos educativos, canais profissionais e TED Talks estão disponíveis para o ajudar a expandir os seus conhecimentos.
Além disso, sabia que as pessoas tendem a reter quase 80% do que vêem, mas apenas 20% do que ouvem?
Use o poder das imagens para satisfazer a sua sede de conhecimento!