O resumidor de texto

Sim, é difícil ler e compreender rapidamente textos longos, especialmente quando estes fazem parte de artigos de investigação e artigos de história. Mas devem ser interpretados em qualquer caso. Porquê? Porque é necessário poder fazer o seguinte:

  • Criar conclusões significativas a partir de leituras avançadas.
  • Tenha uma visão geral das ideias do autor, a fim de desenvolver os seus argumentos.
  • Criar textos resumidos.
  • Recolha de informação chave de uma variedade de fontes para uso pessoal ou profissional.
  • Analisar e avaliar rapidamente.

E é aqui que o nosso resumidor de texto vem em socorro!

O que é uma ferramenta automática de resumo?

Uma ferramenta de sumarização é uma ferramenta de processamento de linguagem alimentada por algoritmos ou inteligência artificial (IA) que converte longos pedaços de texto em pequenos pedaços digeríveis. Fornece-lhe um resumo do texto que será essencialmente uma versão muito mais concisa do documento original, destacando todos os pontos principais e a essência do texto. O que prefere: um texto longo de 1500 palavras ou um resumo automático de 500 palavras, fornecendo toda a informação essencial? Não é difícil escolher a segunda opção, pois não? Neste caso, a adopção de uma ferramenta de síntese automática será muito útil.

Como funciona um instrumento de resumo de texto?

As ferramentas de sumarização são alimentadas por algoritmos de IA que analisam e interpretam muitos factores para gerar um resumo de texto conciso, claro e coerente.

A primeira coisa é a selecção dos pontos importantes. Para tal, verifica as palavras-chave no seu texto ou documento.
Quaisquer passagens-chave essenciais à compreensão e consideradas necessárias pelo programa serão retidas ao condensar o texto para uma versão mais curta.

A segunda coisa é a rejeição de informação que não é considerada útil no texto original. O programa pode fazê-lo eliminando alguns exemplos, informações desnecessárias, frases transitórias, pormenores e explicações redundantes.

No conjunto, um sumário de texto funciona indicando, retendo, apagando e substituindo palavras.

Porque é necessária uma ferramenta automática de resumo?

As ferramentas de sumarização automática são agora muito úteis numa época em que ler mais e aprender mais se tornaram uma obrigação. Eis porque há uma necessidade premente de resumos automáticos:

  • Os estudantes nas suas faculdades e universidades têm de passar por lotes de trabalhos académicos e palestras, especialmente quando escrevem trabalhos de investigação nos seus últimos anos.
  • Os professores têm de passar por vários recursos e livros para extrair informações úteis que podem incluir nas suas aulas.
  • Os editores e escritores devem decifrar as provas e os detalhes dos casos de headline-making, escondendo-se nas profundezas dos relatórios e documentos.
  • Os leitores de livros não têm tempo para ler um livro inteiro neste mundo de ritmo rápido. Querem um método rápido onde os pontos principais do livro sejam expostos à sua frente, para que possam passar para o próximo para poupar tempo.
  • Os profissionais têm falta de tempo e têm de resumir rapidamente e eficientemente muita informação de várias fontes.