Up

Por favor, abra a página no seu navegador para utilizar esta funcionalidade.

Close

  1. Assistência
  2. Conselhos práticos
  3. Técnicas de pensamento: como você pode aproveitar ao máximo o que está em sua mente

 

Técnicas de pensamento: como você pode aproveitar ao máximo o que está em sua mente

  • 7 minutos de leitura  •  30 Setembro 2023

 

A mente não é um vaso a ser preenchido, mas um fogo a ser aceso. Os tempos atuais estão longe de ser fáceis para as mentes humanas. O mundo de hoje tem tantos estímulos visuais, auditivos e emocionais. Nossas mentes muitas vezes se sentem como um zoológico com todos os animais soltos. Essa tarefa está prevista para hoje à noite, o exame que você reprovou, compras de supermercado para o jantar, e assim por diante. No entanto, às vezes, a única coisa sobre a qual você tem controle é a perspetiva. Você não tem controle sobre sua situação, mas tem uma escolha sobre como vê-la. Cada dia é uma história de aventura. Deixe o pensamento prático ser o seu guia para as reviravoltas emocionantes!

Tudo o que você precisa fazer é pausar, reavaliar e reiniciar.

O pensamento prático é como um turbo booster para o seu motor de tomada de decisão. Ele ajuda você a restringir suas opções, evitar más escolhas e contornar seu caminho através de muitos desafios que a vida lança.

Então, vamos mergulhar mais fundo nos dos, don’ts, e hows de pensamento eficaz e prático, não é?

Porquê otimizar o seu pensamento?

Otimizar seu processo de pensamento é como dar um upgrade à sua mente. Não se trata de tornar a vida mais acessível, mas de transformar os desafios quotidianos em oportunidades. Trata-se também de tornar as atividades rotineiras mais produtivas e tirar o máximo proveito de tudo. Por outro lado, fornece ferramentas cognitivas e truques necessários para lidar com atividades complexas. Pense nisso como o seu bilhete para a promoção. Se você é um pensador crítico no trabalho, você pode propor soluções inovadoras, ser um líder melhor e estar mais bem equipado com conhecimento atualizado.

Um pensador prático terá, de facto, reflexos rápidos quando se trata de detetar problemas e olhar para além dos problemas de superfície. Eles podem definir metas e fazer estratégias práticas para alcançá-las. Habilidades eficazes de resolução de problemas permitem que você pense criativamente e traga soluções não convencionais. A resolução de problemas é uma habilidade valiosa a que se deve agarrar. Ajuda-o em ambientes profissionais e permite-lhe realizar atividades diárias sem problemas. Também o torna fiável aos olhos dos amigos e da família. (Isso também faz você se destacar da multidão e causar uma impressão impressionante.)

Desenvolver o Pensamento Crítico

Tomar decisões avaliando, compreendendo e analisando dados, estatísticas e pequenos detalhes é a arte do pensamento crítico.

É uma habilidade que vem a calhar em várias situações. Por exemplo, interpretar notícias recentes das redes digitais e sociais, escolher técnicas parentais, autoaprendizagem e educação formal.

Estratégias para melhorar o pensamento crítico

Para melhorar suas habilidades de pensamento crítico, desafie-se em configurações em tempo real com frequência. Por exemplo, inscreva-se em cursos de curta duração que exigem e incentivam o uso de habilidades de pensamento crítico, ou você pode aproveitar todas essas oportunidades desafiadoras em seu local de trabalho e se voluntariar para isso.

O que você faz durante o seu tempo livre tem um enorme impacto nos fogos de artifício do seu cérebro. Jogue jogos que exigem as habilidades de pensamento crítico e análise. Ao fazer isso, você pode enganar seu cérebro para acreditar que você está se divertindo quando você está aprimorando seus talentos.

Ao polir qualquer habilidade, você precisa ser um aprendiz constante. Isso inclui ler, conversar com pessoas ou profissionais, ouvir palestras ou participar de seminários e workshops. Aprender e absorver novas informações de forma consistente lhe dará uma imensa compreensão sobre um assunto ao resolver um problema.

Outra dica que muitas pessoas acham útil é sempre ter espaço para adaptação. Certifique-se de distinguir ser um pensador crítico de um perfeccionista. Os pensadores críticos têm sempre um plano B. Eles sempre garantem que seus planos tenham flexibilidade suficiente para acomodar ajustes mais tarde. Este fator crucial muitas vezes evita que toda a operação vá pelo ralo.

Erros de pensamento comum e como evitá-los

Agora, é imperativo manter um controle sobre a direção de seus pensamentos. Um pensamento leva a outro e, antes que você perceba, seu cérebro está profundamente preso em fazer suposições e construir narrativas. No entanto, não está sozinho nesta questão. Estes erros de pensamento são tão comuns que existem termos científicos para eles. Vejamos alguns exemplos:

Tudo ou nenhum pensamento

Aka pensamento preto e branco. Você pode achar que categorizar a si mesmo ou suas conquistas como bem-sucedidas ou fracassadas. Este tipo de pensamento é comum entre os perfeccionistas. Por causa disso, um pequeno inconveniente pode deixá-lo se sentindo como um fracasso total.

Por exemplo;

“Falhei nesta entrevista. Eu sou um fracasso.”

“Ela falhou com o MCAT. Ela é uma causa perdida.”

Generalização excessiva

Tirar conclusões precipitadas com base numa pequena informação, que é maioritariamente negativa. Ou prever o resultado de algo com base em um pequeno aspeto dele.

Por exemplo:

” Eu falhei nesta entrevista. Nunca serei bem-sucedido na vida.”

” ela sempre encontra uma maneira de bagunçar.”

Descontando o positivo

Isso significa que você não reconhece e leva crédito por suas conquistas ou pelas coisas boas que aconteceram com você. Você muitas vezes pensa que suas conquistas não são por causa de seu trabalho duro, mas são mera sorte. Tira a alegria da vida e priva-o de pequenos momentos de orgulho e felicidade. Também te deixa com baixa autoestima.

Por exemplo:

” oh, foi apenas sorte de iniciante que eu ganhei a partida.”

“Quem se importa se ela teve uma boa pontuação neste teste? Ela vai falhar no curso de qualquer maneira.”

Rotulagem

O seu nome diz tudo! Significa rotular ou atribuir um nome a alguém ou a si mesmo com base em uma de suas qualidades ou até mesmo em sua suposição. A teoria da rotulagem diz que as pessoas muitas vezes fazem o que os rótulos as descrevem como. Esta teoria pode ser devastadora para alguns, especialmente se forem fracos de coração.

Por exemplo:

Se alguém na sua escola for rotulado como incompetente e “burro”, pode acabar desistindo de tentar.

“Por que eu deveria tentar se ainda vou ser chamado de burro?”

“Seu irmão é um viciado, então provavelmente ele também é um viciado.”

Auto-culpabilização/culpabilização dos outros

Esta teoria sugere que um indivíduo joga a carta da vítima sempre que enfrenta uma queda – ou simplesmente pensa que cada queda é culpa sua ou de outra pessoa.

Por exemplo;

” como é que eu vou pontuar bem se o professor é incompetente?”

“A culpa é minha que o professor esteja zangado com toda a turma.”

No entanto, existe uma linha tênue entre a auto-culpa e aceitar sua culpa / responsabilizar-se. Auto-culpar ou culpar os outros nem sempre tem consequências negativas, especialmente se isso faz você se esforçar mais e se esforçar para se tornar melhor.

Desesperança

Todos nós enfrentamos frequentemente esta situação. Muitas vezes vem como uma fase e nos deixa deprimidos. E depende de nós garantir que é apenas uma fase, não o seu processo de pensamento temporário. Em certas situações, é normal sentir-se desesperado por um tempo. No entanto, é você quem tem que se levantar. Afinal, não há remédio como a esperança e nenhum tónico tão poderoso como a expectativa de algo bom amanhã.

Raciocínio emocional

É uma condição na qual você deixa suas emoções tomarem o controle de suas perspetivas e tirar conclusões – ou fazer suposições sobre alguém ou uma situação apenas porque “tem vontade”.

Por exemplo:

“Sinto que vão perder o jogo. Não vale a pena torcer por eles.”

“Acho que ela está mentindo, não acredito em uma palavra que ela diz”

Você muitas vezes se pega cometendo esses erros de pensamento? Todos nós costumamos usar uma lente diferente para interpretar muitas coisas na vida. O nosso cérebro é um cavalo selvagem; ele vai correr na direção que quiser, a menos que você aprenda a controlá-lo. Aqui está uma técnica simples que permite que você assuma o controle e desatar os nós em seus pensamentos!

Sempre que se vir a cometer um erro de raciocínio, siga estes passos simples:

  • Isolar o pensamento
  • Anote aí. Ou pondere sobre isso por um tempo
  • Reconheça como se sente
  • Tente pensar em alternativas para o pensamento que o transformem em positivo, ou seja, ressignifique seus pensamentos. Tente encontrar uma alternativa mais razoável.

Por exemplo:” Reprovei esta entrevista. Eu sou um fracasso”. Reformular este pensamento: “Posso ter falhado nesta entrevista, mas vou identificar as minhas áreas em falta e não cometer os mesmos erros.”

Persistência e paciência são essenciais para recuperar o controle sobre seus pensamentos e direcioná-los para o caminho correto. A mudança não acontece da noite para o dia!

Impulsionar o pensamento criativo

Pensar além da caixa é a base do pensamento criativo. Trata-se de abandonar as abordagens convencionais e desenvolver soluções inovadoras até para os problemas mais simples. Ele permite que você libere seu explorador interior e faça tudo o que você faz divertido! Então, aqui estão algumas dicas de como destacar a sua criatividade;

Amplie sua mentalidade. Aborde tudo com uma mente aberta. Esteja sempre disposto a abordar cada problema com uma nova perspetiva.

Abrace o lado lúdico de tudo. Sinta-se livre para explorar. Despertar a sua curiosidade é a chave para desenvolver o pensamento criativo!

Integre! Tente combinar ideias que nem parecem distantemente relacionadas. Você pode acabar criando uma nova ideia inovadora!

O brainstorming ativo é outro componente do pensamento criativo. Trata-se de recolher os seus pensamentos e gerar uma grande piscina. Aqui estão algumas técnicas comprovadas de brainstorming que você pode querer aplicar a si mesmo;

Escrita cerebral: Essencialmente, é apenas escrever todas as ideias em sua mente relacionadas ao projeto em que você está trabalhando. Ele ajuda com ideias e pensamentos emaranhados e permite que você os endireita. Criar um mapa mental também é uma técnica eficaz de escrita cerebral.

Os 5 porquês: Tente raciocinar cada ideia que você anotar. Isso ajuda você a pesar os prós e contras de cada um, além de interpretar vários aspetos de cada ideia.

As perguntas de 5 Wh: Você já reparou que as crianças perguntam uma série de perguntas sobre o porquê, quando, o quê, onde e como? Comece a interpretar ideias do ponto de vista de uma criança, e você acabará com alguns fatos e números alucinantes que talvez não tenha pensado antes.

Pensamento Divergente vs Convergente

Esta é outra teoria que retrata processos de pensamento padrão.

Pensamento convergente significa chegar a uma conclusão lógica e direta com as informações disponíveis. O pensamento convergente permite que você utilize as informações disponíveis e restrinja suas conclusões.

Por outro lado, o pensamento divergente implica a ideia de olhar para o quadro geral e gerar mais do que uma conclusão. Incentiva a criatividade e a flexibilidade e ajuda-o a ter ideias engenhosas.

Agora você pode estar pensando qual é melhor. Nenhuma destas teorias é superior à outra. Em vez disso, ambos são mais adequados a situações diferentes. Por exemplo, o pensamento divergente permite que você pense fora da caixa. No entanto, o pensamento convergente permite tomar decisões rápidas e calculadas.

Método SCAMPER

SCAMPER é a abreviatura de Substitute, Combine, Adapte, Modify, Purpose, Eliminate and Rearrange. É um método de brainstorming utilizado pelas equipas para melhorar o seu trabalho em equipa e desenvolver melhores soluções.

Substituto: permite que os membros da equipe reflitam sobre soluções alternativas.

Combinar: significa combinar vários aspetos ou ideias para tornar um mais eficaz.

Adaptar: refere-se a uma discussão saudável que visa ajustar qualquer ideia, eventualmente levando a um melhor resultado.

Modificar: Isto refere-se ao ajuste do processo ou do quadro geral.

Finalidade: Isso significa usar seus recursos atuais e colocá-los para outro uso ou reorientá-los.

Eliminar: como o nome indica, refere-se à eliminação de possíveis ideias que possam impactar melhor os resultados.

Reorganizar ou inverter: isto leva a explorar perspetivas inovadoras ou novos potenciais.

Pensamento Lateral

Também conhecido como pensamento horizontal, o pensamento lateral aplica-se ao pensamento de soluções fora do comum para um problema. Refere-se a ignorar as soluções típicas e previsíveis e o método passo-a-passo tradicional de resolução de problemas. Aqui estão algumas técnicas fáceis de pensamento lateral:

Reconhecer padrões de pensamento: isso permite que você elimine qualquer viés ou erro de pensamento.

Considere todas as alternativas: obviamente, reunir todas as ideias e alternativas em um só lugar é sempre melhor.

Considere estímulos que aumentam a concentração: a concentração é a chave para a resolução eficaz de problemas usando o pensamento lateral. Use fones de ouvido com cancelamento de ruído, música lofi ou qualquer coisa que faça você se concentrar melhor.

Reformule suas ideias: em vez de descartar uma ideia complicada, tente ressignificá-la em uma mais prática.

Benefícios do pensamento lateral

O pensamento lateral permite considerar ideias que inicialmente podem parecer impraticáveis ou absurdas. Permite-lhe encontrar formas melhores e mais eficazes de desafiar os problemas do dia-a-dia que anteriormente estavam a ser abordados de formas convencionais. Isto ajuda-o a encontrar soluções criativas para os problemas.

Mapeamento Mental

O mapeamento mental é uma excelente maneira de coletar e organizar cada minuto de fio de ideias que podem estar se espalhando em sua mente. Ele ajuda você a transformar ideias abstratas em forma material, que é melhor percebida pelo seu cérebro.

Como criar um mapa mental

A maneira mais eficaz é pegar um papel e caneta. Anote seu tópico de interesse no centro e disperse seu pedaço significativo de ideias em torno dele. Escreva suas ideias relacionadas em torno de cada ideia principal e desenhe linhas para conectá-las.

No entanto, muitos de nós já mudamos para a anotação digital. Então, aqui estão alguns softwares de mapeamento mental digital:

Veredito

Se você se apropriar do sistema de controle do seu cérebro, você facilmente gerenciará seu tempo de forma eficiente, se concentrará durante suas sessões de estudo, gerenciará melhor o estresse e polirá suas habilidades de comunicação.

A maior revelação de todos os tempos é que as atitudes e pensamentos das pessoas podem alterar seus destinos.

Fontes E Referências

Aqui estão alguns livros que podem incentivar o pensamento crítico:

  • Pensar, Rápido e Devagar, do autor Kahneman
  • Blink por Malcolm Gladwell
  • A arte de pensar claramente do autor Rolf Dobelli

Aqui está um curso on-line que você pode fazer para melhorar seu pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas: https://www.coursera.org/learn/creative-thinking-techniques-and-tools-for-success

Artigos relacionados